Que taça escolher?

Empórios | quinta-feira 16 outubro 2014 21:28

diferentes-tipos-tacas1

Cada tipo de vinho pede uma taça diferente. Sabe porque isso?

O vinho pode ser considerado sinônimo de glamour e requinte. Alguns chegam a custar fortunas, e cada tipo pede uma taça diferente. Mas não é só pelo “status” que isso ocorre. Muitos não sabem, mas o papel chave da taça de vinho é realçar algumas características da bebida.

Assim como existem diversos modelos de roupas, cada um com detalhes que servem para realçar diferentes tipos de corpo, escolher a taça certa pode fazer toda a diferença ao servir as bebidas. Para fazer bonito na hora de receber seus convidados, primeiro é preciso saber mais sobre os tipos de taças.

Taça para água

É o modelo mais fácil de identificar, pois a água não possui um sabor que possa ser alterado com o tempo e é preciso apenas mantê-la gelada. O tamanho da taça para água deve ser sempre maior e pode ou não ter pé (base).

Taça para vinho branco

O vinho branco é uma bebida que pode ser consumida gelada, por isso o tipo de taça ideal é com modelo menor, para que o líquido não esquente rapidamente. A taça para vinho branco também pode ser usada para degustar um vinho rosé.

Taça para champanhe

Para beber um bom champanhe, é preciso servi-lo sempre em uma taça alta e fina. O formato da taça para champanhe é ideal para manter a efervescência da bebida por mais tempo e conservar o seu sabor.

Taça para licor

O licor é uma bebida bem doce que geralmente é servida logo após as refeições devido a sua ação digestiva. A taça para licor deve ter porte médio, assim a bebida é consumida em pequenos goles.

Taça para conhaque

Para servir o conhaque, é preciso evitar que as mãos esquentem a bebida e ela perca seu aroma. Por isso, a taça para conhaque ideal deve apresentar um formato tipo “baloon” e com o pé (base) curto.

Taça para Martini

O Martini é uma bebida que deve ser consumida em pequenas doses e sem pedras de gelo, apenas gelada. A taça para Martini deve ter um formato de copo triangular pequeno (estreito no fundo e aberto no bocal) e com o pé (base) alto. Para deixar o drinque mais charmoso, acrescente detalhes como uma azeitona ou cereja dentro da taça e evite exagerar na quantidade.

Taça para vinho tinto

A taça para vinho tinto deve apresentar um formato maior e com o copo mais bojudo que da taça de vinho branco, pois essa bebida necessita de mais oxigenação para realçar seu aroma. Geralmente, o vinho tinto não é consumido gelado.

Não é necessário que se tenha as inúmeras taças que existem no mercado, Porém para um bom apreciador trouxemos quatro tipos de taças mais utilizadas  que lhe permitirão apreciar uma variedade de vinhos. São estas:

content_conjunto-de-tacas-de-vinho


Não tem comentários »

Ainda não há comentários.

RSS dos comentários deste post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Você deve estar conectado para enviar um comentário.